Programa de Tabalho

ASSOCIAÇÃO ANTI-ALCOÓLICA DE ADAMANTINA

Registro nº. 144 Livro A do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Adamantina
Utilidade Pública Municipal Lei nº. 2.582 de 13/12/1994
CNPJ. 51.404.952/0001-01
Av. Deputado Cunha Bueno, 1.353 – Vila Joaquina – Adamantina/SP – CEP. 17.800-000

IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE:

Associação Anti Alcoólica de Adamantina
Av. Deputado Cunha Bueno, 1353-Vila Joaquina
17.800-000 – Adamantina Estado de São Paulo
CNPJ/MF sob nº. 51.404.952/0001-01

LOCAL DE ATENDIMENTO:

Av. Deputado Cunha Bueno, 1353-Vila Joaquina-Adamantina-SP.
Presidente: Dr. Edmilson de Castro e Sousa

REPRESENTANTE LEGAL:

Presidente: DR.EDMILSON DE CASTRO E SOUSA, Brasileiro, Casado, Bancário Aposentado e Advogado, residente e domiciliado à Rua Osvaldo Cruz, 573-Centro, neste município de Adamantina/SP., portador do R.G. nº. 243.888-DI-SSP-SP e CPF nº 075.035.398-87.

FINALIDADE DA ENTIDADE:

Atendimento aos alcoólicos que necessitam e buscam a Associação, estudo e orientação dos problemas relativos ao álcool e suas conseqüências, articulação com os Poderes Públicos, Entidades Sociais e Serviços Públicos da comunidade, atuação com as demais Entidades visando a prevenção do Alcoolismo, etc.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Visitas as dependentes e familiares, estendo convites a participar das reuniões semanais às quartas feira, quintas feira na Clinica de Repouso Nosso Lar e aos sábados, com início às 20:00 horas e duração média de duas horas, com atividade principal calcada nos depoimentos dos recuperandos, familiares e visitantes, apoio profissional aos recuperandos e familiares, conscientização espiritual e respeito cristãos, sem prejuízo da crença individual de cada participante, encaminhamento sempre que necessário à centros de tratamentos especializados, dentro dos preceitos e filosofia da Associação, festas comemorativas (Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Festa da Família, Natal e etc),

recepção à palestrantes, entregas de Diplomas de Honra ao Mérito a permanência e sobriedade dos recuperandos, visitas de delegações de Associações de outras cidades, para
realização de palestras e troca de experiências, constantes participações em reuniões nas Associações similares das cidades vizinhas: Mariápolis, Lucélia, Pacaembu, Inúbia Paulista, Osvaldo Cruz, artigos periódicos inseridos nos jornais locais, ocupação de meia hora (domingo das 08:00 às 08:30) de espaço cedido pelo Grupo Jóia de Comunicações Ltda.
Diversos cursos foram aplicados à comunidade da Associação Anti-Alcoólica, durante 2.012, patrocinados pelo SENAR através do SINDICATO RURAL DE ADAMANTINA, tais como: artesanato, picles mistos, manuseio e preparo total de carnes e derivados de bovinos, suínos, caprinos, ovinos, bordados e etc. Programações realizadas nas próprias dependências da Entidade, gratuitamente, com todo material padrão e de preparo, logística, recursos humanos fornecidos pelo SENAR via SINDICATO RURAL mencionado. As dependências da Entidade atenderam tanto as necessidades dos aplicadores dos cursos, que serão utilizados em cursos futuros, mediante combinada remuneração.
As atividades são realizadas ininterruptamente, não havendo período de férias, nem cancelamento de reuniões a qualquer título.

TÉCNICO RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

DOUGLAS CORDEIRO, Brasileiro, Casado, Analista Financeiro e Contador, residente e domiciliado à Rua Mato Grosso, 423-Jardim Brasil-Adamantina/SP. Portador do RG. nº. 20.951.500-4 e do CPF. nº. 069.538.528-36.

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO:

150 (cento e cinquenta) pessoas.

FAIXA ETÁRIA DE ATENDIMENTO:

Sem restrições

REGIME DE ATENDIMENTO:

Diversificado, com atendimento geral na Sede, visitas-convites explicativas e reuniões fixas às quartas feira e sábados e as quintas feira na Clinica de Repouso Nosso Lar, durante todo o período.

DESCRIÇÃO DO PROJETO:

Considerando o quadro econômico e social que predomina no município de Adamantina e região, bem assim, a nível nacional, apresentando fatores onde se evidencia uma parcela significativa da classe menos favorecida, sem condições de atender suas necessidades básicas, apresentando um quadro de pobreza às volta com problemas de alcoolismo, drogas, desemprego e desestrutura familiar. Diante dessa problemática, a Associação se propõe a um atendimento personalizado e generalizado nas reuniões, sempre visando indicar o caminho da conscientização e sobriedade, além de encaminhamentos em busca de melhores condições de apoio, se necessário.

OBJETIVOS:

GERAL: Proporcionar atendimento as pessoas que enfrentam problemas como Alcoolismo outras Drogas, citando o Tabagismo e etc, visando a recuperação da auto estima, estrutura familiar e recomposição profissional.

PROGRAMAÇÃO DE TRABALHO:

METODOLOGIA: Se pretende um trabalho conjunto entre Diretoria, comunidade, dependentes e familiares, direcionando-se para as áreas de necessidades vitais, como Saúde, Alimentação, Profissionalização e Integração Social.

CRONOGRAMA:

As atividades serão de Janeiro a Dezembro, sem qualquer interrupção.

PROGRAMAÇÃO:

Estamos mencionando e sendo citadas as existentes e as que se pretende dentro da programação.
Área Artístico Cultural: Orientação de leituras, filmes educativos e culturais, grupos teatrais e musicais, exposição de trabalhos.
Área Esportiva e Recreativa: Jogos, Debates, Confraternizações, etc.
Área Religiosa: Independente de crença que professa, os participantes receberão orientação espiritual.
Formação Humana: Serão oferecidas orientações às famílias.
Saúde: Acompanhamento constante na área de saúde quanto ao aspecto físico, psicológico e odontológico, em contato direto com suas famílias e, quando necessário, encaminhamento

aos órgãos de saúde. Procura-se manter um entrosamento constante com os poderes constituídos.

RECURSOS HUMANOS:

Além da Diretoria, cujos componentes são recuperandos/voluntários, a Associação contará com o apoio da comunidade, não existindo pessoal remunerado.

RECURSOS MATERIAIS:

Para se levar a bom termo o atendimento, contamos com Sede própria, com Cozinha, Sanitários, Salão e pequena sala administrativa, equipada com cadeiras, alguns móveis, aparelho de som e especificamente no item material de consumo aqueles indispensáveis e básicos a higiene, fornecimento de lanches e café.
Via concessão de uso da Prefeitura Municipal de Adamantina, foram entregues à Entidade TV e DVD com suporte, Computador completo, Fogão Industrial, Freezer. A TV, DVD e Computador já se encontram instalados e em pleno uso; o Fogão e Freezer aguardam adequação de nossas instalações para serem instalados e usados.

RECURSOS FINANCEIROS:

Não dispõe de qualquer ajuda financeira específica, a qualquer título, exceção a verba de Subvenção Social Anual da Prefeitura do Município de Adamantina. Complementa a manutenção com eventuais doações diversas (próprios participantes, Prefeitura, Luminar, Igreja Católica, Lojas Maçônicas, Rotary Club, Lions e etc. Entretanto, desde meados de 2.011, mediante cadastramento e fornecimento de documentos legais, vimos recebendo, via Juízo de Direito de Adamantina, substancial recursos financeiro através do recebimento de penas pecuniárias aplicadas na comarca; tais recursos vem sendo de extrema valia na consecução de nossas necessidades orçamentárias.

ORÇAMENTO:

Necessita sempre de ajuda especifica para incrementar visitas e atividades e melhoria de recursos áudio-visuais. A Verba Social Municipal Anual é esgotada, em sua totalidade na manutenção físico-social das atividades, principalmente combustível para nossa Perua Kombi.

Entretanto, desde meados de 2.011, mediante cadastramento e fornecimento de documentos legais, vimos recebendo, via Juízo de Direito de Adamantina, substancial recursos financeiro através do recebimento de penas pecuniárias aplicadas na comarca; tais recursos vem sendo de extrema valia na consecução de nossas necessidades orçamentárias.

FESTAS COMEMORATIVAS FIXAS:

MAIO: Dias das Mães
JUNHO: Festa Junina
AGOSTO: Dias dos Pais
DEZEMBRO: Festa da Família
Natal

CONCLUSÃO FINAL:

De acordo com o nosso Programa de Trabalho, pretendemos atender as exigências dos dependentes e familiares, de uma maneira personalizada e geral. Evidentemente, para os alcoólatras, sua recuperação não consiste apenas no ato e fato de “parar de beber”. Existe toda uma gama de circunstâncias que cerca o processo e a Associação oferece orientação e apoio amplos, na luta da manutenção da sobriedade, sem perder de vista que, invariavelmente, todos os envolvidos na condução dos trabalhos, são também doentes em recuperação. A manutenção da sobriedade individual e a consistência global do Grupo, sempre calcados nos preceitos cristãos e valores éticos, são indispensáveis para o sucesso dos trabalhos. Por esse sucesso evidente, é que registramos a ausência quase total de recaídas entre os participantes do processo.

Adamantina, 02 de Janeiro de 2.013

 

DR. EDMILSON DE CASTRO E SOUSA
PRESIDENTE

 

DOUGLAS CORDEIRO
TÉCNICO RESP. PELO PROJETO