Álcool x Vida Profissional: estudo mostra os efeitos da dependência no trabalho – Alcoolismo

Angústia, ansiedade e depressão são alguns dos sentimentos desencadeados nos trabalhadores que mergulham no alcoolismo, mostra estudo de mestrado da Universidade de São Paulo (USP), realizado pela psicóloga Ana Claudia Petrini Spessotto com trabalhadores alcoolistas, seguidos em serviços de saúde de Ribeirão Preto.

Os primeiros dados da pesquisa revelaram que o alcoolismo no trabalho é um dos principais fatores pela ausência do trabalhador, baixo rendimento, acidente de trabalho e o causador de doenças mentais e físicas. Revelaram também que a maioria dos entrevistados não têm mais condições de manterem a vida profissional e estão fazendo tratamento para se livrarem da dependência alcoólica.

O estudo mostra que além do transtorno profissional, o álcool faz com que os trabalhadores enfrentem a perda da identidade social e, consequentemente, o respeito da família e da sociedade.

A pesquisadora entrevistou, em agosto de 2012, onze pacientes atendidos pelos projetos sociais: Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao uso do Álcool e Drogas da Comunidade (PAIPAD) do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCFMRP) e o Centro de Atenção Psicossocial aos Usuários de Álcool e outras Drogas (CAPSAD) de Ribeirão Preto. O objetivo foi apontar as principais consequências do uso habitual de álcool na vida pessoal, profissional e na saúde desses trabalhadores.

Para levantamento dos dados Ana Claudia optou por uma metodologia qualitativa que não requer um grande número de entrevistados, já que o intuito é aprofundar a história de cada participante. A princípio a pesquisadora frequentou os Projetos Sociais e só deu início as entrevistas depois de conquistar a confiança dos pacientes. Os entrevistados foram abordados separadamente, e entrevistados pessoalmente por meio de um questionário oral contendo os pontos essenciais da pesquisa. A previsão é de que o trabalho final seja apresentado no final de 2014.

Dados oficiais

O Ministério da Saúde divulgou recentemente em seu site que o alcoolismo é o terceiro maior motivo pelo qual os trabalhadores se afastam do trabalho. Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o número de pessoas que precisaram parar de trabalhar e pediram o auxílio-doença devido o álcool teve um aumento de 19% nos últimos quatro anos, passando de 12.055, em 2009, para 14.420, em 2013.

Com informações da Agência USP, Ministério da Saúde e INSS

Fonte: Álcool x Vida Profissional: estudo mostra os efeitos da dependência no trabalho – Alcoolismo

2 opiniões sobre “Álcool x Vida Profissional: estudo mostra os efeitos da dependência no trabalho – Alcoolismo

  • abril 22, 2017 em 10:33 pm
    Permalink

    Wow, marvelous blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your website is wonderful, let alone the content!
    ghostSa

    Resposta
    • abril 23, 2017 em 10:36 pm
      Permalink

      Thank you I work at this site since 2013

      Resposta

Deixe seu comentário